10 dicas para estudar para concurso

Separamos 10 dicas essenciais para sua aprovação em concurso público

  1. Não se subestime, concurso é feito para quem peleja, quem insiste e é disciplinado. Pensar que concurso é uma questão só de inteligência é uma falácia. Nesse trajeto, persistência e método fazem toda a diferença.
  2. Busque sempre motivações para seguir adiante. Não espere motivação dos outros, pois via de regra, as notícias e circunstâncias que chegarão até você sempre te conduzirão ao desestímulo.
  3. Não espere o edital ser publicado para iniciar os estudos, inicie-os o quanto antes. Embase seus estudos nos editais anteriores e nas atuais tendências dos concursos. Lembre-se que a aprovação também é um exercício de fé.
  4. Estabeleça metas de estudo factíveis. Se você tem apenas 1h de estudos por dia, faça com que essa hora valha ouro. Se você só aguenta estudar 10 páginas por dia, não invente de colocar uma meta de 100 páginas, pois a sensação de fracasso lhe baterá a porta rapidamente.
  5. Procure ampliar seus estudos, trate-os como se fosse um gás e deixe-os ocupar todos os espaços disponíveis de sua rotina. Associe os estudo ao prazer, nunca à dor. Seu corpo e sua mente tenderão a gostar ou rejeitar a situação, tudo dependerá do foco.
  6. Resolva o máximo de questões possível. O assunto cobrado nos editais é restrito e, certamente, esses mesmos assuntos voltarão a se repetir nas questões. Sugiro que, inicialmente, opte por questões de qualquer banca, desde que sejam curtas e diretas. Com o tempo parta para questões mais rebuscadas. Não resolva uma bateria de questões para somente depois conferir o gabarito. Resolva uma questão e confira o gabarito (1:1), somente depois parta para a próxima questão. Dessa forma, se existirem falhas de aprendizado, estas serão sanadas de imediato e não afetarão outras questões. Sugestão: Resolva umas 20 mil questões.
  7. Entenda que entre o que a banca de concursos acha e o que o restante dos pensadores do planeta acham, fique sempre com a banca. A meta é passar no concurso, logo se determinado tema já foi repetidamente cobrado e confirmado com determinada posição, não interessa o que os livros acham, interessa o que a banca acha.
  8. Participe de listas de discussão especializadas, isso ajuda a manter o foco na abordagem de assuntos e questões de concursos sob outros prismas.
  9. Organize seus estudos e otimize seu aprendizado. Particularmente, encaro o uso de mapas mentais como um elemento facilitador da introjeção do conhecimento. Dica: Nos mapas não economize no uso de imagens, pois a retenção da informação se amplia.
  10. Aceite que existem mais coisas ao nosso redor do que aquelas percebidas pelos cinco sentidos. Sua postura como ser humano pode contar em seu favor, apenas abra seu coração.