Como vencer a ansiedade na prova da OAB - 1ª Fase

Nervosismo, medo de fracassar, insônia, mãos trêmulas e suadas. Esses são alguns dos sintomas que podem indicar que você está sofrendo de ansiedade aguda. Faltando poucos dias para a 1ª Fase, que acontece no domingo dia 18 de novembro, é comum existir ansiedade na preparação para a Prova OAB. Mas, é preciso controlar esse sentimento que pode atrapalhar a sua vida. Combater a ansiedade na hora de responder a prova é fundamental para conseguir a tão sonhada aprovação. Use o sentimento a seu favor e assim você vai vencendo a ansiedade na Prova OAB. 

NÃO DEIXE A ANSIEDADE ATRAPALHAR SEU ESTUDO PARA PROVA OAB: REVERTA O QUADRO

Uma dica importante é usar esta ânsia a seu favor. "O estresse e a ansiedade ajudam a pessoa a tomar providências para alcançar aquilo o que deseja ou para que evite aquilo que teme. Normalmente, o estresse e a ansiedade são mobilizadores, pensem desta forma", orienta o psiquiatra Amaury Cantilino, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Portanto, seja esperto e entenda que toda essa explosão de sentimentos é NORMAL e use-a como "combustível" a seu favor.

SENTIMENTO PERIGOSO

Usar a ansiedade como estímulo comprovadamente ajuda. Entretanto, quando em excesso, a ânsia leva à dificuldade de concentração, já que a pessoa se envolve muito com as suas preocupações. Além disso, alguns se sentem paralisados pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho. Novamente, tente não se sentir a pior pessoa do mundo pois você não é. Use da sua inteligência emocional que naturalmente está dentro de seus sentimentos.

VENCENDO A ANSIEDADE NA PROVA OAB

Cada examinando pode encontrar uma forma particular para lidar com a ansiedade e o nervosismo. Não precisa ser Freud, Padre Quevedo, ou Fábio Puentes para lidar com os mistérios da mente. Pense na vitória e na esperada conquista da carteirinha da OAB. Durante o período de estudo, você pode ainda realizar atividades leves e prazerosas, como as práticas esportivas e a meditação.

MAIS OPÇÕES DE RELAXAMENTO

Escutar música, assistir a um filme e ir à praia também podem ajudar a relaxar às vésperas da prova, principalmente neste sábado que antecede a fase final do Exame. Manter uma alimentação saudável e equilibrada, aliado ao descanso adequado e boas noites de sono também ajudam, e muito. "Dormir bem é mais um aspecto fundamental para a consolidação do aprendizado. Além disso, a falta de sono pode acarretar problemas de memória ineficiente e raciocínio lento", frisa Amaury Cantilino.

Fonte: https://portalexamedeordem.com.br/use-ansiedade-seu-favor-na-prova-da-oab/

Publicado em 08/11/2018